8 hábitos que podem causar obesidade

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Um dos grandes problemas da sociedade é a obesidade. Muitas vezes achamos que não há nada que fazer, que se trata de um problema genético, mas nada mais longe da realidade. Pode ser que a genética afeta, sim, mas nossos maus hábitos têm um papel chave no desenvolvimento da obesidade e das doenças associadas a este problema. Por isso, convém conhecer estes 8 hábitos que podem causar a obesidade e a fazer todo o possível para removê-los.

1. Não tomar o pequeno-almoço

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, e embora possa parecer contraditório saltar o pequeno almoço é um fator de risco para o desenvolvimento da obesidade. O seu organismo não terá a energia necessária durante as primeiras horas do dia, e , além disso, ao beliscar durante a manhã, comer mais do que deve, ao meio-dia. Os lácteos, cereais e frutas são essenciais para começar o dia.

 

2. Pular refeições

Além do café da manhã, também não convém pular o almoço, comida, lanche ou jantar. O fato de ignorar qualquer uma das cinco refeições diárias, nos leva a beliscar entre as refeições ou comer demais na próxima refeição. Esses jejuns geram ansiedade, e é pior o remédio que a doença.

3. Beliscar entre as refeições

É um dos piores hábitos, por várias razões. A primeira, que em vez de cortar frutas, algum outro alimento de origem vegetal ou até mesmo um leite com sabor -que seria menos grave – optamos por lanches ou fritos, alimentos, gordura e calorias que não lhe faz nenhum bem ao nosso corpo. O lanche também pode causar transtornos alimentares, a partir da bulimia até a compulsão de ansiedade.

4. Comida light, sem açúcar, sem gordura…

Podem parecer alimentos saudáveis, o que nos incita a pensar que podemos nos dar um banquete com eles, sem engordar. No entanto, as versões light ou sem eles têm um aporte calórico semelhante ao convencional, assim também temos que comê-las de forma moderada. De fato, comer grandes quantidades de alimentos dietéticos é um dos piores hábitos que podemos seguir.

5. Não beber água

Sem água, o corpo não funciona. Depura o organismo, eliminando toxinas ou impurezas e acelera o metabolismo, mantendo o peso ralla. O fato de beber pouca água faz com que o metabolismo fica lento, o que implica em excesso de peso e obesidade. No capítulo das bebidas, há que se destacar as calorias vazias que nos traz o álcool, especialmente quando comemos em excesso. Como você verá no ponto seguinte, também não pode substituir a água por refrigerantes.

 

6. Alimentos ricos em gorduras e açúcares

Refrigerantes, embutidos, produtos de pastelaria industrial, frituras, maionese, frutos secos torrados, bolos… todos eles são alimentos hipercalóricos que devemos comer de forma esporádica. Deixá-los é um dos primeiros passos a seguir na nossa mudança de hábitos alimentares. Além disso, são alimentos que nos induzem a seguir comendo, aumentando o apetite. Se você cair em tentação, não comas nunca diretamente do recipiente , para evitar o binge-drinking “sem perceber”.

7. Esquecer as frutas e legumes

Deve comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia. Nos fornecem os nutrientes que o corpo precisa para funcionar bem, e eliminá-los, supõe renunciar a todos eles. A obesidade é uma das muitas consequências de retirar as frutas e legumes de nossa dieta, e apesar de aumentar o consumo de outros alimentos de origem vegetal como as leguminosas ou cereais nunca vai compensar esse défice nutricional.

8. Comida e sem stress

O estresse é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade, e há uma série de aspectos relacionados com a comida a ter em conta. Um deles é comer rapidamente, já que o corpo nunca se sabe quando tem bastante. Também não deve comer enquanto você faz outras coisas, como estudar ou trabalhar, já que agora passamos a ignorar os sinais de saciedade que nos chegam.

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